Dia do Engenheiro

 

Fala, meu povo!

Finalmente as trocentas provas da faculdade estão chegando ao fim e logo logo estarei de volta por aqui (eu sei que vocês estão morrendo de saudade de mim, consigo ouvir até os gritos enlouquecidos dos fãs…………………..hahaha). No entanto, resolvi dar uma fugidinha para escrever um post que combinem duas coisas muito presentes na minha vida: a engenharia (presente até demais </3 ) e a música! Pois bem, hoje, dia 11 de Dezembro, é considerado “O Dia do Engenheiro“! Uhul! Sei que muitos de vocês estão na fase “o que vou fazer da vida?” e já estão na época de escolher qual curso seguir, mas não se apavorem, minha gente! Procurem visitar feiras de profissões, visitar faculdades, cursos e descobrir aquilo que realmente gostam. Não precisa ser Engenharia, Direito, Medicina, Jornalismo, etc… só precisa ser algo que vocês realmente gostem e se sintam bem (: Então, para aqueles que curtem Exatas, assim como eu, a Engenharia parece ser algo incrível (e é, apesar dos perrengues).

Engenharia: É a capacidade de aplicar os conhecimentos científicos de forma prática a fim de produzir novas utilidades. Para obter tais resultados, o engenheiro estuda o problema, planeja uma solução, verifica a viabilidade econômica e técnica e por fim coordena o desenvolvimento ou produção.

Tá, aí você deve estar se perguntando: “Mas Marcella, em que parte da história entra a música?”… pois bem, o que poucos de vocês devem ter percebido, é que aqui no Blog do Caco, na minha coluna, #EscutaAí, 99% das bandas que já trocaram uma ideia comigo tem pelo menos um integrante que é Engenheiro! Então, pra você que está sofrendo com a decisão de carreira, fique sabendo que muitas vezes você se forma numa coisa e é capaz de não trabalhar com isso haha. Por conta de tudo o que foi dito, resolvi reunir em um único post algumas canções e trechos de matérias que rolaram aqui no blog com os melhores engenheiros de todos os tempos 😛

BANDA MARÉ

(Engenheiro: Lipe)

Com seus recém completados 2 anos, a Maré foi indicada à “Aposta Nacional 2014” da MTV e vem se destacando cada vez mais no cenário musical nacional. Com seu pop reggae, a banda vem atraindo cada vez mais a atenção do público, fazendo com que, em tão pouco tempo de banda, já acumule apresentações para públicos de 10 mil pessoas. Formada por cinco integrantes, Vitor (vocal), Duh (vocal e violão)André (baixo)Lipe (guitarra)Matheus (percussão) e, seu canal no Youtube, já com mais de um milhão de visualizações, pode ser tido como termômetro para comprovar a crescente da banda, fato que também pode ser comprovado pelas participações em programas de televisão, como Acesso MTV e Perua MTV, além de ter sido eleita “Banda Revelação Fora do Eixo” no Prêmio RockShow 2012 e realizado shows com grandes bandas já consagradas nacionalmente, como O RappaJota QuestStrikePonto de Equilíbrio.

Quando a banda concedeu uma entrevista exclusiva ao Blog do Caco, os meninos comentaram sobre a situação mais difícil que tiveram que enfrentar como banda:

“Então, na real as dificuldades estão no dia-a-dia. Não estão afim de sair tão fácil de perto da gente hahaha. Mas é como Chorão diz: fazemos da dificuldade a nossa motivação! Às vezes queremos gravar nos melhores estúdios pra tirar um som bom e falta aquela verba. Acaba que produzimos quase tudo por conta própria, gravando em casa mesmo, e isso faz com que na dificuldade a gente aprenda muita coisa, evoluindo tanto como pessoas por termos que nos unir em tudo, quanto como músico por não ter ninguém ali dando o caminho.

Fora isso, aqui não tem tempo ruim! Já dormimos em hotel com pulga nas camas, apertamos todo mundo no carro (os 5 da banda e ainda as guitarras, baixo e bateria! Hahaha), dividimos a grana pra todos poderem comer um pão com mortadela… A parada não é todo esse glamour que galera acha não! hahahah”

Twitter   |   Facebook   |  Youtube   |  Instagram  |  Entrevista

BANDA NDK

(Engenheiro: Mizão)

 

A ideia de tocar em um festival musical inspirou os amigos de colégio Rike  e Marcola a formarem uma banda. Com interesses musicais em comum, eles iniciaram o que mais tarde se tornaria um projeto ousado. Após um período de testes, Caio e Chapola entraram para a trupe. Desde seu início até agora, o baixo da banda já foi comandado por diversos músicos, mas foi no primeiro semestre de 2012 que a NDK chegou a sua formação oficial com Mizão no comando do baixo. A banda já esteve presente em grandes emissoras como TV GloboBandeirantes e MTV, mas não é por isso que os integrantes deixaram de participar de grandes projetos sociais. Em uma entrevista exclusiva para o Blog do CacoRike (vocalista) comentou sobre a importância de artistas nessas ajudas comunitárias:

 

“A importância é a maior possível!!! Somos artistas e tem pessoas que nos seguem e acompanham tudo que falamos. Na minha opinião nosso papel além de passar uma boa mensagem, é fazer essas mensagens se transformarem em boas ações. Fizemos a campanha na cidade de São Carlos/SP onde temos uma aceitação muito boa e foi sensacional!”

 

Produzido em um grande estúdio com grande renome no mundo da música, Toca do Bandido, o qual já foi palco para artistas como  Raimundos, Legião Urbana, O Rappa, Skank e Gilberto Gil, NDK lançará seu novo CD em fevereiro de 2015, e em Outubro liberou o primeiro clipe da faixa, “Evoluí”, que fará parte do álbum. Para deixar tudo isso com um toque ainda mais especial, a banda lançou o clipe em parceria com um dos maiores sites de cultura  pop no Brasil, o Papel Pop! Em entrevista ao Estudiola, blog de grande importância, Rike revelou que quando escreveu a canção pensou exatamente no momento em que viviam e nas experiências que estavam passando:

 

“Não é uma evolução apenas pessoal, mas sim uma evolução “comunitária”, entendendo a posição das pessoas e sabendo se colocar ao lado delas, sempre para somar. Acredito realmente que todos podemos evoluir, cada um no seu segmento, com seus pensamentos, mas todos unidos por um bem maior” – declarou o vocalista ao blog Estudiola

Twitter   |   Facebook   |  Youtube   |  Instagram  |  Entrevista

BANDA BORA 8:12

(Engenheiros: Marcus, Pinga e Giu)

 

Banda da capital paulistana, Marcão Rosse (Vocal e Guitarra), Giu Finazzo (Guitarra e Vocal), Gabriel Sabiá (Baixo) e Bruno Pinga (Bateria), apresentam um som para escutar “NO TALO”. Além de realizarem diversos eventos na noite paulistana, a banda é bem próxima dos tais “queridinhos do blog” (sim, estou falando da banda NDK) e já realizaram inúmeros shows com eles. Em seu primeiro CD, produzido por Tadeu Patolla, o BORA 8:12 mostra um leque variado de composições – as quais você pode fazer o download totalmente gratuito no site da banda! (clique aqui)

Na entrevista, quando questionados sobre qual a melhor parte de estar em uma banda, os meninos responderam:

Acho que a melhor parte é fazer aquilo que você ama. Independente do que você ame, não precisa ser uma banda, faça o que você ame realmente fazer. Para nós é a música, é estar com a banda, é sentir no palco a energia da galera, que trampa o dia inteiro pra chegar ali e extravasar, pra ser feliz e quando a gente tem isso do público é com certeza a melhor parte. O difícil é fazer as 4 cabeças pensar em uma mesma sintonia, mas a gente dá o nosso jeito e segue em frente haha”

 

Sobre o momento atual que as bandas independentes estão vivendo, disseram:

 

“Pois é, acho que o momento das bandas “independentes” é de conexão. Estamos sempre surgindo com coisas novas, conversando, ajudando… Acho que isso só contribui para o trabalho geral, além de ser uma parada que nos agrada muito, pois os caras são muito gente boa, que fazem música de muita qualidade, que se preocupa e é profissional.

 O pessoal da Maré nós não tivemos o prazer de conhecer ainda, mas o pessoal do NDK já é irmão mesmo. Nós fizemos um vídeo também de uma música deles que se chama “Mar de Palavras” que ficou muito legal. Todo show que eles tocam a música e eu (Marcão) estou presente, subo e canto com os caras.

 Já estávamos com a idéia de fazer o nosso com eles. Surgiu a música “Banda de Garagem”, que fala sobre o ambiente de banda, das dúvidas, das certezas, das vontades e medos… e encaixou! Fizemos uma PUTA festa e coroamos com a gravação deste webclipe.”

Twitter   |   Facebook   |  Youtube   |  Instagram  |  Entrevista

BANDA TRAMA

(Engenheiro: Renato)

Formado por CelsoRenatoFuentes e Cubas, a Trama é uma banda de Rock de São Paulo com influências como  The TransplantsSublimeRancid e Blink-182 . Os meninos iniciaram a banda no ano passado com a ideia de apenas criarem músicas e deixar as influências diversas fluírem naturalmente. No entanto, em poucos meses a banda entrou em estúdio para gravar a primeira canção de trabalho, intitulada “Sexta Feira“, gravaram o clipe e, em Janeiro, o lançaram. No mesmo mes, a banda participou do “Rock na Cidade“, organizado pela 89 FM – a Rádio Rock de São Paulo. Mas, parece que a mistura musical desses 4 deu mais do que certo e no mes passado a banda deu mais um passo muito importante: colocaram o pé na estrada e gravaram seu segundo clipe, “Longe Daqui“, com cenas do litoral norte – na praia de Riviera-  e também no Pico do Urubu, em Mogi das Cruzes. Ah e, claro, com muita diversão  e tiração de sarro entre eles mesmos :)

Em Maio, quando entrevistados por mim para a coluna #EscutaAí, Celso comentou sobre a melhor parte e a maior dificuldade de estar em uma banda:

 

A maior dificuldade, na verdade são muitas (rs). Conseguir mostrar o seu trabalho, quero dizer o processo inteiro, fazer uma boa gravação, um vídeo clipe, procurar lugares para tocar com uma estrutura aceitável, etc… Ter uma banda é difícil, tudo isso requer muito trabalho, paciência, dedicação e o mais importante o dinheiro que sempre está em falta! Haha

A melhor parte é quando depois de todo esse trabalho, você nota sua que sua música chegou na casa de tanta gente, entrou na vida da galera de alguma forma, ver a galera cantar sua música, compartilhar das mesmas ideias que você e se identificar é SINIXTRAMENTE INCRÍVEL!!!”

Twitter   |   Facebook   |   Instagram   |   Youtube  |  Entrevista

BANDA YOUNG EMPIRE (YEP)

(Engenheiro: Matheus) 

A banda Young Empire (YEP) foi formada em 2013 por MarvinPerobaYuri e Matheus – quatro jovens  apaixonados por música e com um sonho em comum: compartilhar suas canções e ideias, com a intenção de trazer novas experiências para todos os amantes do Rock e do Pop. Eu sou mega fã desses rapazes então sou meia suspeita para falar. Em Março eu realizei uma entrevista com os meninos e, sem dúvida, foi uma das mais engraçadas que já rolaram por aqui.  Por conta disso, não vou nem dar spoiler e colher de chá transcrevendo um parte para vocês aqui, façam o favor de clicar AQUI e ler a entrevista na íntegra…  é demais!

Facebook  |  Instagram  |  Twitter  |  Youtube

BANDA AMSTELL

(Engenheiros: Pedro Sarria e Roberto)

Em Setembro, quem deu o ar de sua graça foram os meninos da banda AMSTELL e mostraram porquê são uma das principais apostas da nova geração do pop/rock brasileiro… Que som! Que vocalista! Que maravilha! A produção dos caras parece de banda gringa: o clipe do primeiro single, Keep Yourself Alive, é de altíssimo nível, sem contar o fato de que a letra é extremamente bem escrita e não tem como ficar parada. Um sucesso! Mesmo com a agenda corrida por conta da gravação do novo EP, os meninos descolaram uma brecha na agenda pra contar um pouco mais sobre o começo da banda, projetos para 2015/2016 e até uma história engraçada com  um grupo de japoneses… já pensou ser confundido com uma banda mega famosa? haha

 

Nós passamos por uma experiência bem engraçada uma vez! Estávamos no Museu do Ipiranga, que fica bem próximo do estúdio do nosso produtor, Reynaldo Braga. Um amigo estava com a gente, filmando e fazendo algumas fotos da nossa viagem.Tudo tranquilo até que surge uma turista coreana pedindo para tirar foto com a banda. Acho que ela imaginou que éramos famosos haha. Aceitamos na boa, mas quando olhamos para o lado, vieram mais outros 15 correndo pra tirar foto também! Todos falando entre eles, empolgados, sorridentes e a Amstell lá, viajando e sem entender nada no meio daquela confusão!”

  Facebook   |  Youtube   |  Instagram  |  Entrevista

E aí, deu pra relembrar todos esses engenheiros maravilhosos que, além de mandarem muito bem nas contas, também sabem fazer um som?! :) Feliz dia do Engenheiro para nós!

Marcella

Fale comigo no Twitter

Siga meu Instagram

sobre o autor

Marcella Monteiro
Marcella Monteiro

Apesar de estar cursando Engenharia, sempre foi fascinada por fotografia e todo gênero de música. Engajada em manter as pessoas bem informadas, já se envolveu em diversos sites de notícia e projetos sociais.

Copyright © 2014. Design by Blank